Núcleo Melhoria Contínua – GSLAs Gestão de SLAs
O que é?O GJB Gestão da Janela Batch permite ao usuário ter um profundo conhecimento da estrutura e performance de qualquer ciclo batch, bastando identificar uma ou mais rotina de início e final de ciclo para obter uma coletânea de relatórios, gráficos e um fluxograma do ciclo completo, de forma rápida e simplificada.
O GJB Gestão da Janela Batch torna simples o processo de sumarização, gerenciamento e controle dos ciclos. Através das cargas das execuções no banco de dados, é possível obter uma visão instantânea e histórica da composição de qualquer ciclo e como tem sido executado.
O GJB Gestão da Janela Batch fornece um ambiente de modelagem gráfica, onde as alterações para o ciclo podem ser simuladas possibilitando a visualização imediata do efeito em todo sistema.
O processo de gestão do processamento batch faz o acompanhamento das execuções e armazena indicadores sobre as execuções através:
Funções:
• Monitoração das execuções dos aplicativos batch em relação a seus SLAs;
• Armazenamento histórico dos tempos de execução das rotinas;
• Visões do caminho crítico das aplicações;
• Relatórios de performance;
• Modelagem dos fluxos de processamento;
• Subsistema de alertas com rastreabilidade;
• Controle absoluto do processamento batch;
• Manutenção proativa da performance;
• Gestão dos SLAs definidos pelos negócios;
• Conhecimento das rotinas que fazem parte do caminho crítico;
• Identificação de atrasos, rotinas com longo tempo de duração e tudo o que pode atrasar o fluxo de trabalho;
• Emissão de Relatórios Gerenciais;
• Armazena informações históricas de performance do processo;
• Apresentação gráfica do ciclo com destaque para o caminho crítico;
• Cadastramento do Acordo de Nível de Serviço (SLA);
• Apontamento dos Jobs mais demorados (caminho crítico ou não);
• Simulações gráficas múltiplas de mudanças do ciclo batch (Simulações).
Situações que necessitam do GJB Gestão da Janela Batch
• Fluxos terminando com atraso ou sem previsão;
• Batch descontrolado, levando a upgrade de hardware;
• Recursos insuficientes para resolver problemas no processamento batch;
• Fluxogramas e documentação desatualizados;
• Necessidade de conhecimento dos Jobs que realmente são importantes;
• Previsão de como as mudanças podem afetar o ciclo de processamento antes de sua entrada em produção;
• Necessidade de processo de simulação para avaliar impacto no fluxo do processo com a inclusão, exclusão ou manutenção de um componente do fluxo;
• Estabelecimento de SLA.
Benefícios
• Monitoração e controle do processamento batch de forma centralizada;
• Construção automática da sequência do processamento batch;
• Acompanhamento do SLA;
• Alerta de um atraso no SLA antes que ele ocorra;
• Conhecimento do impacto de alterações efetuadas nos fluxos das rotinas batch;
• Conhecimento do custo total da redução de scheduling.
O que o Cliente recebe?
Relatório Gerencial
• Mostra o tempo de execução atual e previsto, e o status de cada fluxo por SLA.
Apresentação Gráfica (IGD)
• Mostra todas as rotinas de um ciclo com as dependências entre elas;
• Caminhos críticos, atrasos...;
• Mostra as rotinas que compõem o caminho crítico de cada SLA;
• Lista as 20 rotinas mais críticas, inclusive as que não fazem parte do caminho crítico;
• Visão na linha do tempo de todas as rotinas que estão sendo executadas.